terça-feira, 31 de agosto de 2010

Para sempre....

...OS MELHORES DO MUNDO!!!
Podemos trocar de trabalho, podemos trocar de casa, podemos mudar de cidade, região ou país! Mas não podemos, mudar de amigos, estes amigos que são únicos, tão especiais, tão fantásticos. O Verão está a acabar, as nossas festas, as nossas borgas, isto e mais aquilo, mas depois de mais um verão, não há dúvida de que a nossa ligação é cada vez maior. Todos temos as nossas diferenças, clubístias, partidárias, morais, etc, mas nenhuma destas faz com que nada disto se perca, nada mesmo nada!!!
Para mim são como uma grande família, eu sei que estou lamechas mas é verdade, adoro-vos muito! Tenho sempre a minha Joanita que me ouve, e me torna a ouvir, porque eu sou uma chata, mas todos vocês fazem parte da minha vida!
Gosto muito de todos vocês!
E quando um dia me perguntam e me voltam a perguntar, qual é segredo de tudo isto, eu respondo:
- "não há nenhum segredo" :)
Um beijo para todos....

sábado, 28 de agosto de 2010

Anita na China - episódio II

Olá!!! Ou, como se diz aqui, Ni Hao! Cá vai mais um testamento directamente da china (vá, coragem, já não faltam muitos mais até ao meu regresso!) Espero que esteja tudo bem por aí, entre aniversários, férias etc! Eu estou óptima! O trabalho agora já é um pouco a sério e tipicamente apropriado a uma geógrafa! Fazer a gestão diária do pavilhão, controlar as entradas ou orientar os assistentes chineses, são algumas das minhas tarefas. Não é fácil trabalhar com chineses, sempre ouvi dizer que o chinês era uma máquina de trabalho, mas os 20 que temos a trabalhar connosco são tudo menos máquinas! Dizem que sim a tudo mas metade das vezes não percebem o que dizemos, dormem pelos cantos e são muito preguiçosos! A parte de andar sempre a controlá-los é o que menos gosto de fazer. Não tenho mesmo jeito nem feitío para mandar em ninguém! Outra das minhas tarefas é receber as visitas VIP e “entretê-las”, com o melhor sorriso do mundo: “prove os nossos pastéis de nata!”, “Posso oferecer-lhe um café?”, “O que está a achar da Exposição?”)enfim, ainda bem que tenho uma pós-graduação em sistemas de informação geográfica, senão não me safava! Também vou começar a fazer visitas guiadas ao pavilhão, o que me parece giro! No outro dia já tive uma experiência dessas, quando uma comitiva de Ministros de Moçambique resolveu aparecer sem avisar e pediu uma visita guiada. Só estava cá eu e uma estagiária do turismo e nenhuma de nós tinha feito nenhuma visita até ao momento, ia-me dando um ataque! Por sorte tínhamos estado a ler umas coisas no dia anterior e, ora uma, ora outra, lá fomos dizendo umas coisas! Provavelmente quando dissemos século XVI seria século XVII mas ninguém deu por nada :)E os senhores saíram contentes! Aqui trabalhamos por turnos e a única folga semanal que temos é rotativa, o que significa que é muito raro eu ter folgas coincidentes com os meus colegas e, assim sendo, acabo por passar algum tempo sozinha, a deambular pela cidade por minha conta! Já fui ao centro antigo, ao bazar, à zona francesa e tudo me parece muito diferente mas muito muito giro! Desde que estou cá acho que já andei kilometros!! Ontem fui a uma massagem chinesa, foi fantástico e custou-me apenas 9 euros uma hora inteira!! Também já fui sair à noite, já conheci os spots mais fashions e internacionais (muito giros!!) mas também as discotecas chinesas, onde não existe pista para dançar e onde metade deles bebem chá com whisky e jogam dados! Também já fui ao supermercado, que é outra experiência engraçada (vejam as fotos!) Aqui na Expo a vida pós-trabalho também é animada, há festas todas as semanas nos vários pavilhões e são sítios giros para conhecer gente! Acabam por ser uma espécie de festas erasmus e eu, como só fiz dois erasmus na vida, acho que devo ter mais umas experiências destas,lol (embora confesse que o entusiasmo já não é o mesmo!) Já fiz amigos da Austrália, das Filipinas e do Uruguai, qualquer dia levo-os ao Maravilhas :p Beijinhos!! Quero notícias vossas!!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

......um mês depois!!!

Meus queridos Petazetas, aproveitem o Verão, e a grande energia que este sol nos proporciona!
Um grande beijinho para todos

BFF - um posti à la pita lamechas! =D


Para a Anita na China e para a Pirinela. Que me desculpem os restantes petazetas que também amo "dji coráção" (não quero cá ciumeirazitas, hã?).

Parabéns Filipa!!!

E chegamos ao mês dos nossos Virgens!!!
A nossa primeira menina é a Filipa :) um beijinho muito grande de muitos Parabéns de todos os Petazetas

domingo, 22 de agosto de 2010

Anita na China - episódio 1

Meus queridos petazetas, aqui vão as primeiras impressões desta minha viagem, infelizmente sem ilustrações fotográficas, pois não trouxe o cabo para ligar a máquina ao pc (entre outras coisas que me esqueci!...)
Ontem, depois de perder o avião em Frankfurt (devido a atrasos do voo que partiu de Lx), apanhei um outro da companhia aérea local “Air China” (um avião cheio de chineses e só com comida chinesa, para começar a habituar-me) e aterrei em SHANGAI! Fui recebida por um chinês com um cartaz com o meu nome (quase que foi romântico, lol!) e rumámos até à expo!! Moro na "villa expo", uma urbanização criada para alojar os trabalhadores da expo, que é mesmo ao lado e, apesar de os apartamentos serem bons, é um espaço muito pouco "chinês", sem grd identidade, que podia ser aqui como noutro sítio qq. Vou partilhar o apartamento com 1 rapaz português que só vem daqui a 8 dias, por enquanto estou sozinha. Hoje foi o meu primeiro dia de trabalho e foi exaustíssimo, não sei se vou aguentar!! O meu chefe não estava e a 2ª chefe disse-me “ah, como é o primeiro dia, é melhor ires conhecer a expo” e assim foi! Aproveitei a companhia do irmão dela, que está cá de férias, e passei o dia de pavilhão em pavilhão, alguns deles incríveis! Esta expo é 3x a nossa e tem pessoas que nunca mais acabam! Mas o facto de ser trabalhadora de um dos pavilhões fez com que tivesse de esperar apenas 2 minutos para entrar em cada um, em vez das supostas 2 horas! Enfim, um luxo!!! Mas oxalá comece a trabalhar já amanhã, senão vou sentir-me um pouco inútil!
Os meus colegas parecem porreiros e isto é o sítio ideal para conhecer gente, sobretudo trabalhadores dos outros pavilhões! Os chineses são milhares e passam a vida a pedir pra tirar fotos com os ocidentais, acho que só hoje sorri para 30 máquinas fotográficas! Ao fim da tarde aventurei-me a ir à cidade sozinha, de táxi. É surreal porque não há forma de dialogar com os taxistas! A técnica é levar o destino escrito em chinês e confiar neles! Mas correu bem, pelo menos hoje! A zona onde estive - Nabnjing - é um mar de gente e de prédios altos e moderníssimos, cheios de luzes publicitárias, género time square mas com os caracteres chinês, uma loucura, eu estava pasmada!!!!! Realmente a cidade é super segura, ninguém se mete connosco a não ser para perguntar se queremos malas de marca! Ah, os únicos que se meteram comigo foram uns marinheiros da Escola Sagres que estão na cidade. Só mesmo os portugueses, incrível! E como não sabiam que eu era portuguesa, disseram com cada uma…eu preferi ignorar e fingir que não percebi, pq eles eram muitos!! Isto é um mundo, é tudo diferente, e às vezes ainda acho que estou a sonhar e que daqui a nada acordo em Lisboa! Fico à espera de notícias vossas! Não tenho tlm mas tenho net, comuniquem! Até breve! Ana

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Um cheirinho a Sudoeste :o)

Olá Petazetas
Pois é, mais um festival :o) Mas desta vez com direito a turismo rural e tudo. Foi um misto de relax com a maluqueira de festival...um novo conceito para mim :o)
Aqui fica a reportagem fotográfica e de vídeo:
O primeiro dia ainda tudo muito verdinho.
E quem foi a primeira artista que vimos .....
Depois o merecido descanso :o) no Turismo Rural Moita Mar (muito bom) que tinha uns cachorrinhos tão lindos...
Aqui vai um cheirinho a Jamiro e a Mika (a pedido de muitas famílias :o) )
E por fim, no último dia de festival...até um cachorro (com salsicha de soja, claro ) eu comi :o), estive bem pertinho do meu amigo Mike Patton (olhem para a imagem em cima da minha cabeça, lá bem ao fundo :o) ).

Foi um fim de semana em grande :o) E viva o Verão e os festivais de música :o) Beijinhos

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Festival Musicas do Mundo 2010

Um fim de semana cheio de musica, praia, cerveja, amigos e com um cheiro muito grande a férias, que mais se podia pedir!!!!