domingo, 27 de dezembro de 2009

Derivado do Jet Lag, só agora os bocadinhos de nós in USA!

Nota breve: O Jet lag é uma fadiga de viagem, é uma condição fisiológica que é uma consequência de alterações no ritmo circadiano. O organismo de uma pessoa está acostumado com o tempo de rotação da Terra e quando uma pessoa viaja em um avião mudando de meridiano, pode ocorrer que o dia passe mais rápido e provoque o Jet lag. Acredita-se que a condição é o resultado do rompimento do ciclo " luz / escuridão ". O Jet Lag ocorre como consequência de viagem através de vários fusos horários, o que se tornou comum com as viagens a jato e daí o nome em Inglês (Jet, jato; Lag, diferença de horário). Desta maneira após uma viagem passando por vários fusos horários a pessoa se sente como se o relógio interno dela (relógio biológico) não estivesse no mesmo do horário do local. Desta maneira logo após uma viagem cruzando fusos horários há um distúrbio do sono pois a pessoa quer dormir no horário que estava habituada e não no horário local - isto denomina-se Jet Lag. Este é um tipo de insónia pois não consegue dormir no horário que deveria. E eu pergunto: Quando é que esta m*** passa?! E acrescento: Tenho cá pra mim que isto se deve apenas e só ao facto de ser Natal=mini-férias=dormir até não poder mais=falta de sono nas horas devidas - mas é muito mais chique esta história da viagem de avião e tal! ;)

3 comentários:

Pirinela disse...

Ora aqui está um grande informação do que é efectivamente o "jet Lag", entendido Tangerina. As fotos estão bem bonitas :) aposto que o vosso recente Tio Sam está bem orgulhoso dos seus sobrinhos...

João disse...

eu tenho um jet lag infinito!!!!! e já agora as fotos estão muito giras!!!!

di* disse...

acho que basta mudar de rua para sentir logo um grande jatlag.. qual mudança de meridiano qual quê =P
devia tar fresquinho lá pelas américas, ai devia devia! eheh
tens q me mostrar essas fotos como deve ser faxabor! =)
*