domingo, 22 de agosto de 2010

Anita na China - episódio 1

Meus queridos petazetas, aqui vão as primeiras impressões desta minha viagem, infelizmente sem ilustrações fotográficas, pois não trouxe o cabo para ligar a máquina ao pc (entre outras coisas que me esqueci!...)
Ontem, depois de perder o avião em Frankfurt (devido a atrasos do voo que partiu de Lx), apanhei um outro da companhia aérea local “Air China” (um avião cheio de chineses e só com comida chinesa, para começar a habituar-me) e aterrei em SHANGAI! Fui recebida por um chinês com um cartaz com o meu nome (quase que foi romântico, lol!) e rumámos até à expo!! Moro na "villa expo", uma urbanização criada para alojar os trabalhadores da expo, que é mesmo ao lado e, apesar de os apartamentos serem bons, é um espaço muito pouco "chinês", sem grd identidade, que podia ser aqui como noutro sítio qq. Vou partilhar o apartamento com 1 rapaz português que só vem daqui a 8 dias, por enquanto estou sozinha. Hoje foi o meu primeiro dia de trabalho e foi exaustíssimo, não sei se vou aguentar!! O meu chefe não estava e a 2ª chefe disse-me “ah, como é o primeiro dia, é melhor ires conhecer a expo” e assim foi! Aproveitei a companhia do irmão dela, que está cá de férias, e passei o dia de pavilhão em pavilhão, alguns deles incríveis! Esta expo é 3x a nossa e tem pessoas que nunca mais acabam! Mas o facto de ser trabalhadora de um dos pavilhões fez com que tivesse de esperar apenas 2 minutos para entrar em cada um, em vez das supostas 2 horas! Enfim, um luxo!!! Mas oxalá comece a trabalhar já amanhã, senão vou sentir-me um pouco inútil!
Os meus colegas parecem porreiros e isto é o sítio ideal para conhecer gente, sobretudo trabalhadores dos outros pavilhões! Os chineses são milhares e passam a vida a pedir pra tirar fotos com os ocidentais, acho que só hoje sorri para 30 máquinas fotográficas! Ao fim da tarde aventurei-me a ir à cidade sozinha, de táxi. É surreal porque não há forma de dialogar com os taxistas! A técnica é levar o destino escrito em chinês e confiar neles! Mas correu bem, pelo menos hoje! A zona onde estive - Nabnjing - é um mar de gente e de prédios altos e moderníssimos, cheios de luzes publicitárias, género time square mas com os caracteres chinês, uma loucura, eu estava pasmada!!!!! Realmente a cidade é super segura, ninguém se mete connosco a não ser para perguntar se queremos malas de marca! Ah, os únicos que se meteram comigo foram uns marinheiros da Escola Sagres que estão na cidade. Só mesmo os portugueses, incrível! E como não sabiam que eu era portuguesa, disseram com cada uma…eu preferi ignorar e fingir que não percebi, pq eles eram muitos!! Isto é um mundo, é tudo diferente, e às vezes ainda acho que estou a sonhar e que daqui a nada acordo em Lisboa! Fico à espera de notícias vossas! Não tenho tlm mas tenho net, comuniquem! Até breve! Ana

4 comentários:

Tangerina disse...

Oh Anita na China...! Acabei de ler o post assim a correr, é tão intenso que vou ter que o ler mais umas quantas vezes!! Compra um cabo! Tira fotos, muitas, muitas!

Beijinho gigante e abracinho apertado! Diverte-te muito (como se fosse preciso dizer!) :)

Pirinela disse...

Doutro lado do mundo mas sempre em contacto :) que bom!!! Tira muitas fotos estou ansiosa por ver esses chineses.

De facto só mesmo os portugueses para evidenciar a nossa presença!

Diverte-te muito! Beijinhos e mais beijinhos

Himappie disse...

Mas que grandes aventuras logo para começar :o) Um grande beijinho minha linda. Aproveita muito

João disse...

BEIJO MUITO GRANDE ANINHA!!!!!!!