sábado, 28 de agosto de 2010

Anita na China - episódio II

Olá!!! Ou, como se diz aqui, Ni Hao! Cá vai mais um testamento directamente da china (vá, coragem, já não faltam muitos mais até ao meu regresso!) Espero que esteja tudo bem por aí, entre aniversários, férias etc! Eu estou óptima! O trabalho agora já é um pouco a sério e tipicamente apropriado a uma geógrafa! Fazer a gestão diária do pavilhão, controlar as entradas ou orientar os assistentes chineses, são algumas das minhas tarefas. Não é fácil trabalhar com chineses, sempre ouvi dizer que o chinês era uma máquina de trabalho, mas os 20 que temos a trabalhar connosco são tudo menos máquinas! Dizem que sim a tudo mas metade das vezes não percebem o que dizemos, dormem pelos cantos e são muito preguiçosos! A parte de andar sempre a controlá-los é o que menos gosto de fazer. Não tenho mesmo jeito nem feitío para mandar em ninguém! Outra das minhas tarefas é receber as visitas VIP e “entretê-las”, com o melhor sorriso do mundo: “prove os nossos pastéis de nata!”, “Posso oferecer-lhe um café?”, “O que está a achar da Exposição?”)enfim, ainda bem que tenho uma pós-graduação em sistemas de informação geográfica, senão não me safava! Também vou começar a fazer visitas guiadas ao pavilhão, o que me parece giro! No outro dia já tive uma experiência dessas, quando uma comitiva de Ministros de Moçambique resolveu aparecer sem avisar e pediu uma visita guiada. Só estava cá eu e uma estagiária do turismo e nenhuma de nós tinha feito nenhuma visita até ao momento, ia-me dando um ataque! Por sorte tínhamos estado a ler umas coisas no dia anterior e, ora uma, ora outra, lá fomos dizendo umas coisas! Provavelmente quando dissemos século XVI seria século XVII mas ninguém deu por nada :)E os senhores saíram contentes! Aqui trabalhamos por turnos e a única folga semanal que temos é rotativa, o que significa que é muito raro eu ter folgas coincidentes com os meus colegas e, assim sendo, acabo por passar algum tempo sozinha, a deambular pela cidade por minha conta! Já fui ao centro antigo, ao bazar, à zona francesa e tudo me parece muito diferente mas muito muito giro! Desde que estou cá acho que já andei kilometros!! Ontem fui a uma massagem chinesa, foi fantástico e custou-me apenas 9 euros uma hora inteira!! Também já fui sair à noite, já conheci os spots mais fashions e internacionais (muito giros!!) mas também as discotecas chinesas, onde não existe pista para dançar e onde metade deles bebem chá com whisky e jogam dados! Também já fui ao supermercado, que é outra experiência engraçada (vejam as fotos!) Aqui na Expo a vida pós-trabalho também é animada, há festas todas as semanas nos vários pavilhões e são sítios giros para conhecer gente! Acabam por ser uma espécie de festas erasmus e eu, como só fiz dois erasmus na vida, acho que devo ter mais umas experiências destas,lol (embora confesse que o entusiasmo já não é o mesmo!) Já fiz amigos da Austrália, das Filipinas e do Uruguai, qualquer dia levo-os ao Maravilhas :p Beijinhos!! Quero notícias vossas!!

2 comentários:

Himappie disse...

Acho que devias pôr legendas nas fotos...Quer dizer, há algumas que eu até tenho "medo" de saber o que é ;o) Beijinhos grandes minha linda

Pirinela disse...

Aí, mas que coisa esquisita, aposto que ia adorar ir a um supermercado destes. Espero que esteja tudo bem contigo Anita! Um beijinho muito grande